8 de maio de 2024 09:06

TOPO-baleia-jubart-1080x1080-copy

EXPOSIÇÃO DESVENDA
AS BALEIAS URBANAS DE SALVADOR

Fotos Inéditas Celebram a Presença Cada Vez Maior das Baleias Jubarte no Entorno da Capital Baiana

Entre julho e outubro, quem caminha pela orla de Salvador pode avistar um movimento diferente no mar, além das ondas. Muitas vezes, o observador é surpreendido por um discreto borrifo; outras, por uma explosão de espuma. Seja respirando na superfície ou realizando acrobáticos saltos, as baleias-jubarte cada vez mais fazem parte da paisagem de inverno e primavera da capital baiana. E para celebrar essa presença, o Projeto Baleia Jubarte está inaugurando no Museu Náutico da Bahia – Farol da Barra a exposição fotográfica Baleias Urbanas Soteropolitanas, que estará aberta ao público a partir do dia 23 de agosto.

Na exposição podem ser vistas diversas imagens, a maioria inéditas, de vários comportamentos das jubartes que frequentam a costa de Salvador e região metropolitana, onde o Projeto Baleia Jubarte está presente há 22 anos, com sua base de pesquisa e centro de educação ambiental localizados na Praia do Forte. Junto com as fotos, estará exposta uma réplica de cauda de jubarte em tamanho natural, de uma baleia conhecida dos pesquisadores, apelidada de “Feijão” pela marca que exibe.

Além do monitoramento científico e do trabalho de educação e conscientização sobre a conservação das baleias e do ambiente marinho, o Projeto, patrocinado pela Petrobras, também trabalha para capacitar profissionais e operadores de Turismo para a observação embarcada de baleias, uma atividade sustentável que gera emprego e renda em diversas comunidades do litoral baiano e que pode ser realizada também em Salvador, através da operadora SharkDive, parceira do Projeto.

Quem visitar a exposição também poderá acompanhar um pouco do trabalho de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte no ponto fixo instalado no alto do Farol da Barra, fruto de uma parceria com o Museu Náutico que vem ajudando a ampliar o conhecimento sobre as baleias na região. Aos sábados, a equipe do Projeto realiza uma palestra para contar um pouco mais da vida das baleias e do trabalho de pesquisa aos visitantes.

A exposição Baleias Urbanas Soteropolitanas fica no Museu Náutico da Bahia até final de outubro, devendo após ser exibida em outros locais da capital e região.

Sobre o Projeto Baleia Jubarte

Atuando há mais de 30 anos na pesquisa e conservação das baleias-jubarte e do ambiente marinho no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, integra a Rede BIOMAR juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (Projeto Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia, e em Vitória, no Espírito Santo. Por meio deste projeto são realizadas ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de educação ambiental, bem como atividades de conservação que tem contribuído para o sucesso da recuperação da população de jubartes do atlântico sul ocidental. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas em www.facebook.com/projetobaleiajubarte, www.instagram.com/projetobaleiajubarte e em www.baleiajubarte.org.br.

Para mais informações favor contatar:

Enrico Marcovaldi | (71) 98127 8983 – enrico.marcovaldi@baleiajubarte.org.br

Eduardo Melo | eduardo.melo@baleiajubarte.org.br