19 de maio de 2024 21:27

Exposição “Matérias plásticas, vidas selvagens”

O Museu Náutico da Bahia está recebendo a exposição “Matérias plásticas, vidas selvagens”, resultado da pesquisa feita pelo Institut de Recherche pour le Développement (IRD), até o dia 5 de dezembro. A entrada é gratuita, de segunda a domingo, das 10h às 18h.

Com vinte painéis acessíveis em três idiomas (português, francês e inglês), a mostra tem como objetivo discutir a vida útil dos materiais plásticos provenientes do Vietnã, desde seus locais de produção e consumo, até a acumulação de resíduos nos mares.

A ideia da exposição nasceu a partir da colaboração científica entre os investigadores franceses e vietnamitas em ciências sociais e ambientais, com a ideia de sensibilizar e  tornar acessíveis as questões locais e globais relacionadas ao plástico, um material popular e muito utilizado em todo o mundo, mas cujos efeitos sobre o meio ambiente são cada vez mais preocupantes.

O projeto está vinculado ao FrancEcolab Brasil, iniciativa da Embaixada da França no Brasil que tem como objetivo fortalecer a responsabilidade ambiental entre jovens brasileiros, com a proposta de formar cidadãos conscientes de seu papel na construção de uma comunidade voltada ao desenvolvimento sustentável.

As instituições envolvidas nessa atividade são a Embaixada da França no Brasil, o Consulado Geral da França em Recife, a Aliança Francesa Salvador – Bahia, o FrancEcoLab, o Institut de Recherche pour le Développement, o Porto Salvador Marina, o Museu Náutico da Bahia e a RMota Cenografia, responsável pela montagem.

Serviço |

O que: Exposição IRD: “Matérias plásticas: vidas selvagens”

Quando: 24/09 a 05/12, de segunda a domingo, das 10h às 18h

Onde: Museu Náutico da Bahia – Forte de Santo Antônio da Barra, Largo do Farol da Barra, s/n,